domingo, 8 de fevereiro de 2009

Kasparov sempre Kasparov - Parte I

Vou tentar nessa primeira postagem dividir o blog em alguns assuntos interessantes e diversificados.
Semanalmente vamos publicar artigos sobre a Biografia de Kasparov , que na minha opinião foi o maior enxadrista de todos os tempos, vamos saber mais sobre o confronto com Deep Blue ( os bastidores ), todo material que vou postar foi tirado do filme Game Over onde Kasparov conta em detalhes sobre o match.
De início também acho interessante colocar alguns livros como indicação aos iniciantes como também alguns programas, alguns filmes enfim um resumo de como iniciar e por onde iniciar.

Muitas vezes ouvir dizer, tenho tanto livros, tenho tantos programas.....
O que devemos ter em conta que o trabalho de estudo do xadrez deve ser dividido em partes, não adianta você ler inúmeros livros consecutivamente. O resultado será o mesmo, você vai aprender tudo errado e sempre nem vai aprender e muito menos evoluir.
Eu aconselho todo jogador de xadrez que inicia fazer uma divisão de temas para leitura.

Livros:

Xadrez Básico - Iniciantes
Mi Sistema - Intermediário
La Pratica de Mi Sistema - Intermediário
Compreender Xadrez jogada a jogada - Intermediário
Estratégia Moderna no Xadrez - Iniciante / Intermediário
Zurich 1953 - Intermediário

Acho que esses livros dariam uma boa base pra quem inicia, mais lembre-se não queira ler tudo ao mesmo tempo, leia um de cada vez e entenda o tema abordado.

Já na parte de programas posso indicar o que no meu ver seria os mais utilizados

Fritz - Shredder - todos esses seria utilizado para analisar.
Chessbase - Gerenciador de dados, com ele é possível você atualizar sua base de dados toda segunda-feira, através dos twics chess
Base de dados atualizada 2009
Informadores - atualização teórica

Creio que esses 4 programas seria o suficiente pra você se preparar e estudar muito xadrez, mais acima de tudo tem que saber como usa-los caso contrário de nada adiantará

Na Parte de filmes indico vários para todos os gostos


Lances Inocentes - Criança / adolescente / Adulto
Viva a Rainha - Criança
O ultimo lance - Adolescente / Adulto
Game Over - Adolescente / Adulto
Cavaleiro do Bronx - Adolescente / Adulto
Uma aventura no Reino do Xadrez - Criança
Face a face com o inimigo - Adulto.

Bom acho que esses seriam os principais que conheço.
Qualquer dúvida sobre os posts podem me escrever
msn: ale_paulista@hotmail.com
e-mail: paulistachess@bol.com.br


Agora vamos a Biografia......

Nenhum comentário:

Postar um comentário