domingo, 8 de fevereiro de 2009

Kasparov sempre Kasparov - Parte II

Garry Kimovich Kasparov nasceu a 13 de Abril de 1963 em Baku, cidade situada no Sul da Uniao Sovietica, nas margens do mar Caspio, onde ainda mora. O clima da regiao, 0 Azerbaidjao, e um dos mais amenos de todos o pais. O primeiro nome de Kasparov foi Harry Weinstein, de acordo com a ascendencia judaica do pai. Este morreu com menos de quarenta anos, quando o pequeno Harry tinha apenas sete anos.
Desde então tem vivido com a mae, Clara Shagenovna, e sua familia de origem armenia. A mudança de nome operou-se naturalmente, aos doze anos, conforme a lei, para Garry (Harry russificado) Kimovich (o apelido do pai era Kim) Kasparov (versao russa do nome da familia da mae, Kasparian).
Aos seis anos, Garik (assim era tratado Harry em criança) aprendeu a jogar xadrez sozinho no tabuleiro dos pais, e logo cedo mostrou a sua aptidão para a modalidade.
Com sete anos ingressa no centro de xadrez do movimento.
Pioneiros da juventude em Baku, os seus primeiros treinadores não escondem o espanto perante a extraordinária capacidade de memória que se destacava, visivelmente, das outras crianças.
Aprendendo de cor, lances, datas e resultados dos campeonatos do mundo, Garik começa a descobrir, também, o prazer da analise, envolvendo-se em complexos estudos orientados pelos seus instrutores. Os finais artisticos fascinam-no rapidamente. Alexander Alekhine impressiona-o. Desde muito novo quer imitar o grande campeão do mundo (1927-1935 e 1937-1945), e tem uma ascensão vertiginosa.
Aos nove anos atinge as primeiras categorias. Aos dez, tem o primeiro contacto com a escola de xadrez de Botvinnik (campeao mundial 1948-1957, 1958-1960 e 1961-1963) e torna-se candidato a mestre! Conhece alguns treinadores que o acompanharão
de perto: Nikitin (que ainda se mantem) e Schakarov (em Baku). Pela escola de Botvinnik passaram alunos como Anatoly Karpov, mas a maioria do estudo e orientado por correspondencia. Os alunos tem apenas duas ou tres sessões por ano com o Botvinnik, especialmente nas férias escolares.
Numa dessas sessões, depois de muitos progressos, Kasparov ouve do seu mestre as palavras mais reconfortantes para a ambição que já sentia, porque o seu estilo e comparado ao do proprio Alekhine, seu Idolo! Botvinnik tambem dava os seus conselhos:
"Garry, ha o perigo de se tornares um novo Larsen ou Taimanov (ambos grandes mestres, candidatos, no tempo de Fischer).
Mesmo numa idade madura, estes categorizados jogadores, por vezes, executam os lances e so depois pensam."
Kasparov era uma criança irrequieta. O seu objecto não era Larsen ou Taimanov. Ele queria ser como Alekhine!

Primeiros resultados

A equipa de Pioneiros da Juventude qualifica-se para uma prova de simultaneas (Komsomolskaya Pravda) contra os mais famosos grandes mestres. Kasparov (ainda Weinstein)ganha a Averbach, empata com Kuzmin. e perde frente a Tahl, Taimanov e Polugaievsky.
Nesta primeira medida de forças com o xadrez magistral, o relatório sobre Garry é claro: "Excesso de otimismo e exuberância no julgamento das posições com consequentes erros que nem sempre revelam falta de intuição e conhecimentos. Mas
ainda e uma criança (onze anos). Ele tomar-se mais sólido sem dificuldade ... "
- Em 1975. ainda com onze anos. classifica-se em 7.° lugar no campeonato nacional junior com 5.5 pontos em 9 possiveis (0 vencedor, Vladimirov, tinha dezessete anos, e somou 7,5). No Komsomolskaya Pravda de 1975. ja com o nome definitivo
de Kasparov, enfrenta-se com Korchnoi, Polugaievsky, Kuzmin (empates), Katalimov (vitoria), Smyslov e Karpov (derrotas). Mal adivinhavam os simultaneadores de então
(Korchnoi, Smyslov e Karpov) que o rapazito seria adversário para o mundial, anos mais tarde.
Contra Karpov surgiu a seguinte posição:



[White "Karpov, A."]
[Black "Kasparov, K."]
[Result "1-0"]





{Kasparov conseguia boa posição frente ao campeão do mundo Karpov mas.....}
1... Re8 2. Bd5 Bc3 3. Rf2 Re1 4. Qf3 Bd4 5. Bxf7+ Kg7 6. Bc4 1-0

4 comentários:

  1. Gostei de saber que Kaspy eh ariano como eu. Valeu. Continue postando. Seu blog eh muito legal. Rivair Miranda

    ResponderExcluir
  2. Eu tive a honra de nascer no mesmo dia que ele. Parabens pelo blog, sucesso !!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabens Paulistinha pela iniciativa!

    Uma observaçao -"nobre arte" pertence ao boxe; nossa paixão deve ser mais conhecida como "jogo-ciëncia"!
    Me manda as novidades por e-mail:
    joxadrez@gmail.com
    Bons torneios no Paraguay nos próximos meses. Tem coragem?

    abraçao e sucesso!

    joca

    ResponderExcluir
  4. sou fã desse cara.é o melhor de todos os tempos.ele queria jogar como alekine.eu quero jogar que nem ele

    ResponderExcluir